tendencias do plastico

Tendências do Plástico – O que você precisa saber

O setor de plástico é um dos segmentos industriais que mais cresce em todo o mundo, fazendo com que diversas tendências do plástico surjam cada vez mais do mercado. Para se ter uma ideia, o relatório Flexible Plastic Packaging Market traz uma projeção de crescimento na área de até US $40 bilhões até o ano de 2025. 

Além disso, o setor está na quarta posição no ranking dos que mais geram emprego no Brasil. Tal importância para a economia tanto nacional, quanto mundial pede sempre uma boa dose de inovação. 

Inovar é preciso para todo o tipo de segmento empresarial, com o ramo de plásticos, não é diferente, uma vez que a atenção às questões ambientais e a preocupação em se realizar um processo rápido e otimizado estão sempre em alta. 

A pandemia da Covid-19 trouxe profundas mudanças em nossa sociedade como um todo. As empresas majoritariamente passaram por dificuldades financeiras e precisaram usar da criatividade para se reinventar e se adaptar ao chamado “novo normal” e a própria visão do consumidor passou por transformações. 

Leia mais em: Chapa de plástico reciclada – Posso usar em meu projeto?

Mas em quais tendências a indústria do plástico deve se atentar mais? Tão importante quanto conhecer as opções, é também entender quais são viáveis, funcionais e que atendem às necessidades atuais do mercado. Conheça abaixo as principais tendências do plástico que merecem a sua atenção. 

As principais tendências do plástico para você ficar de olho!

Sustentabilidade: 

O plástico é tido como um dos maiores inimigos do meio ambiente e isso faz com que seja uma grande responsabilidade do setor trabalhar com soluções que revertam essa situação. Por isso, uma das principais tendências se dá pela reciclagem dos materiais, o que diminui a produção excessiva de novas peças, como também o surgimento dos bioplásticos. 

Existem tipos de plástico chamados de bioplásticos ou biopolímeros, que têm crescido muito em vendas e investimentos nos últimos anos e espera-se que esse crescimento aumente ainda mais, já que além de biodegradáveis, também podem ser produzidos a partir de matérias primas que não são petróleo, como cana de açúcar ou mandioca, que agridem menos o meio ambiente em suas produções. 

Outra estratégia que pode ajudar muito na sustentabilidade de uma forma extremamente simples: a produção de garrafas com tampas fixas. A ideia surgiu após um levantamento ter notado que a maioria considerável do lixo encontrado nas praias europeias consiste em tampinhas de garrafas que ficam esquecidas ou são desconsideradas em coletas seletivas.

As embalagens flexíveis também estão em alta e cresceram muito com as mudanças de consumo causadas pela pandemia.

Leia também: Afinal, o que são polímeros?

Processos automatizados: 

Junto com a sustentabilidade, outra principal preocupação de inovação do setor de plásticos é como tornar os processos de fabricação mais rápidos, práticos e otimizados e a solução inesperadamente, vem de um modo de produção que existe há mais de 150 anos! Isso mesmo: a moldagem por injeção. 

Esse modo de fabricação por ser muito antigo, passou por uma série de mudanças nesse século e meio de existência, porém, foi nos anos de 1940, que houve uma grande inovação na moldagem por injeção que foi necessária por conta da segunda guerra mundial. 

A tendência é trazer o modo de produção dos anos 40 para o século XXI, com as adaptações necessárias para o nosso tempo, mas com o grande diferencial da nossa época: a velocidade. 

Uso de materiais de alto desempenho:

Além de produtos sustentáveis, a indústria também deve se preocupar com a qualidade daquilo que é produzido. Parece óbvio, mas por muitas vezes, mesmo produzindo peças de qualidade, existem maneiras de fazer com que ela fique ainda melhor. 

Uma das tendências do plástico se dá por uma tecnologia de engenharia que já vem sendo utilizada nos últimos anos em que os produtos são feitos a partir de uma resina de injeção que faz com que estes fiquem mais leves e, mesmo assim, ainda mais resistentes. 

Essa resina é uma tendência muito interessante pois a resistência dos produtos garante a segurança de uso em áreas como hospitalar ou em laboratórios de pesquisa, onde o plástico pode armazenar produtos perigosos se derramados além de fazer com que estruturas de projetos resistam a possíveis acidentes ou até mesmo ações da natureza. 

Outra grande vantagem dessa tecnologia está no seu valor reduzido de investimento, fazendo com que os plásticos sejam mais baratos mesmo sendo de qualidade superior, ou seja, excelente custo-benefício. 

Saiba mais em: Quais as aplicações mais comuns das resinas plásticas?

A Elototal também está de olho nas tendências do plástico! 

Nossa missão é sempre fornecer aos nossos clientes a melhor solução possível para seus projetos e por isso estamos atentos sempre às principais tendências do plástico e tantos outros fatores para oferecer a você o melhor sempre!

O que nos motiva todos os dias é ver nossos clientes felizes com um produto de qualidade, entregue rápido e com uma boa condição, além do principal: O Cliente do nosso Cliente satisfeito!

Também temos uma frota rápida para entrega dos pedidos com segurança e rapidez e, por isso, garantimos a entrega de sua mercadoria em até 24h.

Clique neste link: https://elototal.com.br/contato/ e fale conosco agora mesmo! 

Se preferir, use os canais: [email protected], (11) 4091-6654 e  (11) 95559-9452 (Whatsapp).

Compartilhe este post

orçamento rápido!

Preencha o formulário que em breve entramos em contato com seu orçamento!

Vivian da Elototal

Online

Olá! Sou a Vivian da Elototal!

Preencha as infos e seja redirecionado à nosso whatsapp de atendimento para tirarmos todas as suas dúvidas!