Polimeros

Afinal, o que são polímeros?

Provavelmente o material mais conhecido pertencente à família dos polímeros é o plástico. Os polímeros são compostos formados de moléculas grandes, chamadas de macromoléculas, obtidas pela combinação de moléculas pequenas, chamadas de monômeros. Esta combinação chama-se polimerização e é realizada através de reações químicas.

O processo de elaboração dos polímeros é realizado em diferentes etapas, sendo elas: fusão, conformação e solidificação. 

Conheça a origem dos polímeros:

Embora o polímero seja utilizado em diversas aplicações no mercado de compostos, eles não foram inventados pelo homem. Cerca de 18% do nosso organismo é constituído por proteínas, que são os polímeros naturais. Além disso, há diversos outros materiais que são polímeros naturais como a celulose, o couro, a lã, o algodão, a seda e a madeira, por exemplo, e todos eles estão presentes em diversos segmentos.

Os polímeros artificiais, ou os polímeros sintéticos como também são chamados, foram inventados em meados do século XX pelo Químico Hermann Staudinger na Alemanha. Desde então, o estudo e as criações dos polímeros naturais e artificiais só cresceram e hoje em dia é praticamente impossível de imaginar uma vida humana sem a utilização deste material.

A palavra “polímeros” vem do grego “polumeres”, que significa: “possuir muitas partes”. Os polímeros são compostos formados de macromoléculas, obtidas pela combinação dos monômeros – moléculas pequenas-, que vem do grego “mono” (um). Atualmente utilizamos os polímeros em diversos tipos de materiais como em plásticos, borrachas, isopores, PVC, entre outros.

Saiba quais são os tipos de polímeros que existem e para que servem.

Os polímeros são divididos em três tipos, sendo eles termoplásticos, termorrígidos e elastômeros, que são as borrachas. Um polímero é formado pela repetição de um único mero, sendo denominado homopolímero. Os meros são as unidades que se repetem em um polímero.

Outros polímeros podem ser constituídos da repetição de dois ou mais meros. Neste caso, eles são chamados de copolímeros. Por exemplo, a macromolécula da borracha sintética é a repetição de dois meros: estireno e butadieno.

Além dos polímeros naturais e sintéticos, existem diversos outros, como os polímeros de adição, de condensação e de rearranjo. Confira a seguir um pouco mais sobre os três principais tipos de polímeros.

Polímeros termoplásticos: 

Considerado polímeros comerciais, este material é o mais conhecido, sendo ele o plástico. Por ser altamente resistente à diversas variações de temperaturas, sua principal característica é que ele pode ser fundido várias e várias vezes. 

Dependendo da composição deste plástico, podem até dissolver-se ao utilizar certos tipos de solventes. Sendo assim, a sua reciclagem é praticamente infinita, algo muito necessário nos tempos atuais e a natureza agradece. 

As propriedades mecânicas deste tipo de polímero podem variar de acordo com a composição do plástico, sob temperatura ambiente podem ser maleáveis, rígidos ou até mesmo frágeis. Alguns exemplos de polímeros termoplásticos são: o acrílico, o PVC, o poliestireno (PS), entre outros.

Veja também: Como escolher um fornecedor de chapas de ACM e termoplásticos.

Polímeros Termorrígidos ou Termofixos:

Embora sejam rígidos como levam no nome, são frágeis e altamente resistentes a variações de temperaturas. Uma vez prontos, não podem mais ser moldados, fundidos ou voltar à sua forma original. 

Ao submeter o material a altas temperaturas depois de finalizado, provoca a decomposição acelerada antes mesmo de sua fusão, dificultando as possibilidades de reciclagem deste tipo de polímero. 

Este polímero é utilizado em peças de aeronaves, automóveis e também na fabricação de pneus. Outros exemplos de polímeros termorrígidos ou termofixos são o poliuretano (PU), poliéster, epóxi, poliacetato de etileno vinil (EVA), entre outros.

Polímeros Elastômeros:

Mais popularmente conhecidos como borrachas, é um material intermediário aos dois tipos de polímeros anteriores. A estrutura deste material é parecida com a dos polímeros termorrígidos, porém, com mais elasticidade. 

A diferença é que os materiais compostos por este tipo de polímero possuem uma espécie de malha, como se fosse uma rede ou cordões em sua estrutura, tornando-os mais resistentes e maleáveis como os polímeros termoplásticos.  

Os exemplos de polímeros elastômeros são os pneus, mangueiras e vedações de borracha. Porém, a reciclagem deste material é mais complicada devido à sua incapacidade de fusão.

Está em busca de uma empresa especialista em materiais feitos dos mais diversos tipos de polímeros? Conheça a Elototal!

Agora que você já sabe as principais características dos polímeros, fale com a gente para auxiliar você em seus projetos.

A Elototal é composta por uma equipe, que juntos, somam mais de 20 anos de experiência no mercado de importação e exportação de chapas plásticas de Poliestireno, PVC semirrígido e expandido, chapas de PETG, Acrílico, Policarbonato e de chapas de ACM (alumínio composto). 

Além disso, oferecemos uma linha completa de fitas dupla face, fitas para empacotamento, fita crepe, demarcação de solo entre outras, além de vinil adesivo para impressão digital e recorte e acessórios como plástico bolha, estiletes, lâminas e perfil fixaplac.

Clique aqui e solicite um orçamento agora mesmo!

Você também pode falar diretamente com um de nossos especialistas através do WhatsApp, é só clicar aqui (11) 95559-9452 e enviar a sua mensagem. Se preferir, envie um e-mail para comercial@elototal.com.br ou ligue para o telefone (11) 4091-6654.

Leia também: Chapas de PETG Saiba tudo sobre esse termoplástico* 

Compartilhe este post

orçamento rápido!

Preencha o formulário que em breve entramos em contato com seu orçamento!

Vivian da Elototal

Online

Olá! Sou a Vivian da Elototal!

Preencha as infos e seja redirecionado à nosso whatsapp de atendimento para tirarmos todas as suas dúvidas!