Desde que o plástico foi inventado, surgiram uma infinidade de materiais fabricados a partir desta matéria-prima, como por exemplo, os destaques deste artigo, onde vamos falar sobre as diferenças entre o poliestireno (PS) x policarbonato (PC).
Criados para substituir madeira, aço e alumínio, materiais que são muito utilizados, principalmente, em projetos de arquitetura, comunicação visual e displays, o plástico vem, – literalmente -, dominando o mundo.
Assim como cita Nevilton Gasparini – presidente do Sindiplast-ES,- “o uso do plástico é infinito!”. E, de fato, é mesmo, não dá para negar.
O poliestireno (PS) e o policarbonato (PC), por exemplo, são os plásticos de engenharia mais versáteis que existem, pois podem substituir metais e vidros. Apesar do plástico demorar mais de duzentos anos para se decompor na natureza, suas aplicações revolucionaram diversos setores e se utilizados e descartados de forma correta, trazem muitos benefícios para o dia a dia de todas as pessoas.
De acordo com o relatório Perfil 2020, da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico, os principais setores consumidores de transformados plásticos em valor de consumo (2018) são o da construção civil representando 23,1%, alimentos representam 20,4%, o setor de automóveis e autopeças 8,9%, e o de bebidas vem na sequência representando 5,8%.
Você pode baixar o relatório completo clicando neste link:
http://www.simpesc.org.br/wp-content/uploads/2021/08/Perfil2020_abiplast.pdf
O Perfil 2020 mostra também que as principais resinas consumidas no Brasil (em % – 2020) são o PP 20,1%, PEAD 13,2%, PVC 13,1%, o PS vem representando 4,8% desta fatia.
Já o PC representa 12,9% dentro dos 9,9% que o setor de plásticos de engenharia ocupa no ranking. Setor este que é liderado pelo PA, PA 6, PA 6:6, PA 11, PA 12 com 22,5%, em seguida vem o ABS representando 16,2% e na sequência vem o PU com 15,7%.
Os materiais plásticos não param por aí, há muitos deles sendo utilizados em todos os setores. Quando dissemos que o plástico está dominando o mundo, não estávamos brincando, e no setor de comunicação e pontos de vendas não é diferente.
Confira aqui: Quais as aplicações mais comuns das resinas plásticas
Veja agora cada característica do poliestireno (PS) x policarbonato (PC), continue lendo.
Sabemos que no PDV, o destaque principal é o produto exposto e não o material em que está sendo exposto. Sendo assim, um display feito com material translúcido vai favorecer sua visualização, chamando a atenção do cliente. Além disso, materiais como o acrílico, ou poliestireno standard (conhecido também como PS Cristal), e o policarbonato, podem trazer leveza e sofisticação em qualquer projeto.
Clique aqui e entenda a diferença entre PS e Acrílico.
O que é Poliestireno (PS)?
O Poliestireno (PS), é uma resina termoplástica atóxica e possui dois formatos: sólido e espuma – conhecido como isopor. Em sua forma sólida, normalmente é transparente, resistente e versátil, semelhante ao vidro e ao acrílico. Em formato de espuma, ou isopor, composto pelo poliestireno expandido, pode ser utilizado em artesanatos, decorações e embalagens.
O PS está presente em todos os setores que se pode imaginar, como por exemplo, no setor de cosméticos, usado, por exemplo, nas embalagens de maquiagens, em pentes, escovas de cabelo e de dentes.
É usado também para fabricação de seringas, brinquedos, caixinhas de CDs, copos descartáveis, recipientes para bebidas e comidas quentes como caixas térmicas, revestimentos para portas de geladeiras e também na proteção no transporte de eletrodomésticos.
Quando moldado e transformado em chapas de poliestireno – um dos mais populares do mercado –, o PS possui um ótimo custo-benefício, especialmente em aplicações promocionais.
Tanto o PS como o PSAI (Poliestireno de Alto Impacto), são os mais em conta do mercado, pois possuem baixa resistência. Mas, possuem excelente transparência.
É um material de acabamento médio. Pode ser colado, moldado, impresso, dobrado ou usinado. Sua espessura pode chegar até 6mm e suas cores podem depender de cada fabricante.
É um dos plásticos mais populares do mercado e possui um excelente custo-benefício, especialmente para as aplicações de PDVS por ser um material leve. Apesar de ser um material rígido, possui boa maleabilidade, flexibilidade e baixa absorção de umidade. Pode ser facilmente dobrado ou moldado quando quente.
Confira algumas aplicações do Poliestireno (PS):
- Displays e peças para pontos de vendas;
- Vacuum forming;
- Serigrafia;
- Offset e impressão digital;
- Comunicação e sinalização interna.
Entretanto, o PS é um material destinado exclusivamente para aplicações internas, pois não possui proteção UV. Ao contrário do PC, que pode receber proteção contra os raios ultravioletas em uma de suas faces, sendo esta uma das principais diferenças entre o Poliestireno (PS) x Policarbonato (PC).
Saiba mais em: Características do Poliestireno (PS): Saiba tudo sobre o PS.
O que é Policarbonato (PC)?
As chapas de policarbonato (PC) podem ser até 30 vezes mais resistentes que o acrílico e 250 vezes mais resistentes que o vidro. São transparentes, resistentes ao impacto e possuem garantia de 10 anos contra amarelamento. É um polímero auto-extinguível.
Possibilitam o curvamento a frio, além da facilidade de corte e instalação. Possuem excelente resistência e podem ser coladas, moldadas, usinadas, furadas ou impressas. Sua espessura pode chegar em até 12mm.
O PC é comumente utilizado em claraboias, coberturas em geral, displays de comunicação, proteção de máquinas, luminosos, passarelas, toldos, pergolados, viseiras e em muitos outros produtos. Algumas das principais aplicações do policarbonato (PC) são:
- Coberturas e telhados;
- Fechamentos laterais;
- Proteção de máquinas.
Confira as principais diferenças entre o poliestireno (PS) x policarbonato (PC) e descubra qual é mais indicado para o seu projeto.
Tanto o policarbonato (PC), quanto o poliestireno (PS), podem ser aplicados como substitutos do vidro ou do acrílico. Ambos podem ser colados, moldados, impressos, entretanto só o policarbonato (PC) possui boa resistência a impactos e proteção contra os raios UV.
Portanto, as primeiras diferenças entre o poliestireno (PS) x policarbonato (PC) é que, o PS é mais frágil, não possui proteção UV e é indicado para ambientes internos. Já o PC, pode ser usado em ambientes externos e é mais resistente.
Quando se trata de aplicações internas, diversas empresas têm migrado para o PS ou PSAI (poliestireno de alto impacto), principalmente, em ações promocionais, porém trata-se de um material com um curto prazo de utilização, geralmente de 3 a 6 meses. Mas a vantagem do PS é justamente o seu preço, além de possuir diversas cores, – embora não todas.
O poliestireno standard (PS Cristal) é um laminado que possui como característica brilho e transparência, superfície rígida e baixa absorção de umidade. Além de boa flexibilidade, boa aceitação para impressão e também adesivação. Infelizmente não é resistente a solventes e por isso, também não é indicado para o uso externo.
Enquanto o policarbonato (PC) é excelente em resistência, possui transparência similar ao vidro, com acabamento médio nas bordas. Seu preço é compatível ao acrílico em questão de custo da matéria-prima.
Veja mais em: Qual material escolher para a comunicação visual da minha empresa?
Agora que você já sabe as principais diferenças entre poliestireno (PS) x policarbonato (PC), conta pra gente, conseguiu identificar qual é o melhor para o seu projeto?
Aqui na EloTotal você encontra tanto o poliestireno (PS) quanto o policarbonato (PC), além de diversos outros materiais ideais para projetos de comunicação visual e display, com orçamento rápido e prazo de entrega recorde do mercado.
Nosso time de consultores está disposto a oferecer a melhor solução para o seu projeto, fale com a gente pelos canais de comunicação que preferir:
WhatsApp: (11) 95559-9452, clique aqui e envie sua mensagem.
Email: [email protected]
Telefone: (11) 4091-6654
Peça seu orçamento no site, é só clicar neste link: https://elototal.com.br/contato/